20 de março de 2007

esquiz(o)

skhizõ ´separar, dividir, fender´


esquizofrenia '(psiq.) termo geral que designa um conjunto de psicoses endógenas cujos sintomas fundamentais apontam a uma existência de uma dissociação da acção e do pensamento, expressa em uma sintomatologia variada, como delírios persecutores, alucinações, esp. auditivas, labilidade afetiva. e. catatônica - a que se acompanha de problemas motores marcados, associados a sintomas de delírio como imobilidade motora ou actividade motora intensa, negativismo, mutismo, escolalia e/ou ecopraxia. e. paranoide - a que se acompanha de sintomas de delírio e grandeza ou de persecução e alucinações , sem perturbações duradouras da afectividade nem das funções intelectuais.'


psicopatia ' distúrbio mental grave em que o enfermo apresenta comportamentos anti-sociais e amorais sem demonstração de arrependimento ou remorso, incapacidade para amar e se relacionar com laços afectivos profundos, egocentrismo extremo e incapacidade de aprender com a experiência.'


psicose 'transtorno mental caracterizado por desintegração da personalidade, conflito com a realidade, alucinações, ilusões. Psicose maníaco-depressiva - problema mental marcado por grande oscilação emocional, alternando fazes de mania (em que há excitação, fuga de ideias, hiperatividade) com fases de depressão (sentimentos de inadequação, retardamento de ideias e movimentos, ansiedade, tristeza, e as vezes ideias suicidas)


paranóia 'termo introduzido na psiquiatria para designar os problemas psíquicos que tomam a forma de um delírio sistematizado. [A paranóia engloba sobretudo as formas crônicas de delírios de relação, ciúmes e perseguição e a chamada esquizofrenia paranóide] #etimologia; paranóia 'turvamento da razão, loucura, problema geral do espírito ou da razão'


neurose '1 MED problema do sistema nervoso que não tem causas demostráveis; 2 PSIC pertubação funcional que refere a orgãos intactos, considerada como de origem nervosa; 3 PSIC conjunto de problemas de origem psíquica que, diferentemente da psicose, conservam a referência à realidade, ligam-se a situações circunscritas e geram perturbações sensoriais, motoras, emocionais e/ou vegetativas, psiconeurose; 4 PSICN afecção de origem psíquica em que os sintomas expressam simbolicamente um conflito originado na infância do indivíduo, e que cria soluções de compromisso entre o desejo e as defesas; n. atual 'aqula cuja a origem se encontra no presente'; n. de angustia 'caracterizada por estados de angustia intesa, excitação somatica violenta com flutuação entre sintomas psíquicos e somáticos, e tendências incoercíveis à fuga, ao afastamento e não raro tb à aceitação resignada'; n. obsessivo-compulsiva 'se caracteriza por pensamentos e representações que sobrevêm de forma repetitiva e compulsiva (às vezes associada a ideia de perseguição) ou por impulsos e atos compulsivos.'; n. traumática 'a que é consecutiva a um trauma somático ou psíquico, cujos sintomas apresentam de maneira direta ou indireta (simbólica) o acontecimento traumático'.


obsessão 1 'suposta apresentação repetida do demônio ao espírito' 2 'que ou aquele que sofre de obsessão ou neurose obsessiva'.

compulsão 1 'imposição interna irresistível que leva o indivíduo a realizar determinado ato ou a comportar-se de determinada maneira'; c. à repetição 'processo inconsciente pelo qual o indivíduo repete incoercívelmente determinado tipo de comportamento, a despeito de seus resultados'.


euforia 1 PSICOP. estado caracterizado por alegria, despreocupação, otimismo e bem estar físico, mas que não corresponde nem às condições de vida, nem ao estado físico objetivo; 2 PSICOP. sintoma comum a várias patologias e também a algumas intoxicações [álcool, drogas], que se explica para explicar a dependência; 3 por ex-tenso: entusiasmo, alegria exagerada e geração repentina; exaltação. Etimologia grega: euf- capacidade; phòrios – tolerar, suportar.


eufemismo
1 LING. palavra, locução ou acepção mais agradável, de que se lança mão para suavizar ou minimizar o peso conotador de outra palavra, locução ou acepção menos agradável, mais grosseira ou menos tabuística; fortinho por gordo; ‘coisa ruim’ por Belzeboo; carambolas para a interjunção caralho e bolas; dar o último suspiro por morrer; toalete por mictório. Etimologia grega: euphêmismòs ‘id’. Antagônico à disfemismos.

Nenhum comentário: